Sua Santidade o Papa Francisco
SUMO PONTÍFICE
O primeiro Papa veio das Américas é o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires desde 1998. É uma figura proeminente em todo o continente e um pastor simples e muito amado, em sua diocese, que tem viajado por toda parte, mesmo em metrô e ônibus.
"O meu povo é pobre e eu sou um deles", disse ele uma vez para explicar a escolha de viver em um apartamento e preparar o jantar sozinho. Seus sacerdotes sempre recomendou portas coragem misericórdia, e aberto. A pior coisa que pode acontecer na Igreja, explicou, em algumas circunstâncias, "é que de Lubac chamado mundanismo espirituais" significa "colocar-se no centro." E quando ele menciona a justiça social, convida-o para assumir a catequese, os Dez Mandamentos e as Bem-aventuranças. Apesar do caráter reservado tornou-se um ponto de referência para a sua postura durante a crise econômica que abalou o país em 2001.
Na capital argentina, nasceu 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes de Piemonte: seu pai Mario faz o contador, escriturário nos caminhos de ferro, enquanto sua mãe, a rainha Sivori, cuida da casa e da educação dos cinco filhos.
Ele se formou em engenharia química, em seguida, escolhe o caminho do sacerdócio de entrar no seminário diocesano. A 11 março de 1958 passou o noviciado da Companhia de Jesus completou seus estudos clássicos no Chile e em 1963, retornou para a Argentina, ele se formou em filosofia na Faculdade de São José em São Miguel. Entre 1964 e 1965, é um professor de literatura e psicologia no Colégio da Imaculada Conceição de Santa Fé, em 1966, e ensinou os mesmos assuntos no colégio de Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970 estudou Teologia no Colégio São José já se formar.
Em 13 de Dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote por Dom José Ramón Castellano. Ele continua a preparação entre 1970 e 1971, na Espanha, e 22 de abril de 1973 fez sua profissão Final nos jesuítas. De volta a Argentina, é um mestre de noviços em Barilari Villa em San Miguel, professor da Faculdade de Teologia, consultor para a província da Companhia de Jesus e reitor do Colégio.
Em 31 de Julho 1973, ele foi eleito provincial dos jesuítas na Argentina. Seis anos depois, retorna ao trabalho na academia, e entre 1980 e 1986, é o novo reitor do Colégio de São José, bem como ainda pastor em São Miguel. Em março de 1986, ele foi para a Alemanha para completar sua tese de doutorado, em seguida, enviá-lo no colégio do Salvador, em Buenos Aires e mais tarde na igreja da Sociedade, na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor.
Você quer Cardeal Quarracino como seu colaborador próximo, em Buenos Aires. Então, 20 de maio de 1992 o Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho, recebendo a ordenação episcopal na Catedral pelo cardeal. Como escolher miserável atque lema eligendo nos braços e inserir o ihs cristogramma, símbolo da Companhia de Jesus é logo nomeado vigário episcopal da área de Flores e 21 dezembro de 1993 tornou-se vigário geral. Nenhuma surpresa, portanto, quando, 3 de junho de 1997, foi promovido a arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Mesmo nos últimos nove meses, a morte do Cardeal Quarracino acontece com ele, 28 de fevereiro de 1998, como arcebispo primaz da Argentina, Ordinário para os fiéis do rito oriental residentes no país, grande chanceler da Universidade Católica.
No Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, o Papa João Paulo II o criou cardeal, com o título de São Roberto Belarmino. Em outubro de 2001 ele foi nomeado como relator-geral acrescentou à Assembléia décimo Geral do Sínodo dos Bispos dedicada ao ministério episcopal. Enquanto isso, na América Latina, a sua forma torna-se mais e mais populares. Declínios em 2002 tornou-se presidente da Conferência Episcopal da Argentina, mas três anos mais tarde, ele foi eleito e depois reeleito para mais três anos em 2008. Enquanto isso, em abril de 2005, ele participou do conclave que elegeu Bento XVI.
Como arcebispo de Buenos Aires - três milhões de pessoas - pense em um projeto missionário focado em comunhão e evangelismo. Quatro objectivos principais: liderança comunidade aberta e fraterna de leigos conscientes; evangelização voltada para cada habitante da cidade, a assistência aos pobres e doentes. Convido os sacerdotes e os leigos a trabalhar juntos. Em setembro de 2009 lança campanha de solidariedade em todo o país para o bicentenário do país: 200 obras de caridade a ser alcançado até 2016. E, com continental, tem grandes esperanças na esteira da mensagem da Conferência de Aparecida, em 2007, para chamá-lo de "Evangelii nuntiandi da América Latina."
L\\\'Osservatore Romano, LXIII Ano, Número 12